quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A EDUCAÇÂO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

No novo contexto que vivemos de uma sociedade neoliberalista capitalista o uso das tecnologias ganha ênfase em todos os setores que envolvem a sociedade inclusive na educação. Nessa perspectiva é necessária uma formação que garanta os profissionais que trabalham na educação estarem inserindo essas tecnologias como recurso pedagógico dentro e fora das salas de aula.

Na sociedade que vivemos baseado na informação e no conhecimento, ou seja, vivemos na “sociedade do conhecimento” que favorece varias transformações políticas, sociais e econômicas ressalta-se a rápida expansão tecnológica.

Essa expansão está presente nas salas de aula e por isso as maneiras como esses recursos estão sendo utilizados bem como as analises de suas contribuições ou o contrário seus pontos negativos para a educação formal merecem destaque. E as mudanças no conceito estereotipado de ensinar são cabíveis e necessárias à educação vira uma mistura entre o presencial e o virtual. Mostrando que na era do conhecimento a palavra chave se chama inovação.

E os recursos tecnológicos podem contribuir de forma significativa para isso basta lembrarmos quem é a criança, o adolescente ou jovem que não gosta do computador?

Até mesmo quem nunca teve contato acaba se encantando pela maquina que causa curiosidade. Mas é necessário relembrar que no mundo tecnológico o computador não é o único recurso e nem o único capaz de causar inovação a reflexão nos leva a analise de outros recursos deixado pra traz que podem tornar a sala de aula como a própria aula mais atraentes com TV, DVD, o uso de certos programas como o LINUX nos laboratórios de informática.

Estamos na era do conhecimento e da informação fácil grande questão talvez seja uma educação voltada pra como lidar com isso e como se comunicar como sujeitos ativos que interagem entre se.

2 PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

A aprendizagem é um fenômeno continuo que acontece desde o inicio da vida dos seres humanos e continua de uma forma ou de outra.

Aprende-se só que gradativamente dentro do ritimo de cada sujeito dessa maneira aprendizagem se torna um processo que acontece por etapas, seguindo estágios de desenvolvimento. Outro fator é que isso ocorre de forma externa e intera ao aprendiz e muitos fatores como o ambiente a didática do educador os recursos utilizados podem contribuir pra a motivação pra aprender do aprendiz.

Para essa questão faz-se necessário uma analise nas teorias e teóricos da aprendizagem a comportamentalista ver o sujeito como um objeto do meio, enquanto no empirismo o sujeito (o homem é visto como uma maquina) aprende-se quando o comportamento muda o professor nesse caso é o elemento sujeito do processo o aluno é visto como objeto.

No apriorismo o conhecimento já vem capacitado no sujeito. Vygotsky com o construtivismo cita as zonas de desenvolvimento e leva em consideração as questões culturais.

Refletindo acerca dessas teorias e o processo de formação escolar percebemos o quanto a informática pode nos auxiliar no processo ensino-aprendizagem, pois é visível a contribuição da tecnologia na sala de aula a rapidez que os alunos podem pesquisar a acesso rápido por meio da internet as varias informações, a roupagem que um data show traz a uma aula expositiva muitas vezes desmotivante. Porem os educadores devem estar preparados para usarem essas ferramentas e colocarem para os alunos os ricos do mal dos recursos tecnológicos principalmente a Internet, com isso, voltamos a um velho dilema “ máquina é uma das maiores invenções do homem o homem é que não está na maioria preparado para usa-lá.

3 ESTRATEGIAS METODOLOGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Nessa perspectiva do uso da informática como ferramenta pedagógica é necessário analisarmos o papel de vários profissionais envolvidos neste processo de inclusão digital dentre dele está o gestor da escola.

Uma escola que possua uma gestão democrática é viável sua preocupação em trazer para escola melhores condições de ensino-aprendizagem. Hoje o diretor e os demais profissionais que trabalham no setor administrativo da escola têm nas tecnologias um apoio enorme, inicialmente o computador era privilegio da secretaria mais agora as escolas na grande maioria estão equipadas com laboratórios de informática.

Com essa utilização da tecnologia na escola vária trabalhos que antes demoravam e documentos importantes passaram a serem feitos no computador e salvos nos arquivos digitais.

O uso das tecnologias não trouxe benefícios apenas para os setores administrativos da escola mais também para a própria aprendizagem dos alunos quando vemos e utilizamos as tecnologias como recurso pedagógico.

Essa é uma proposta que não é nova e traz muitas questões que envolvem a própria formação dos educadores uma vez que a grande maioria tem receio no uso das tecnologias uns por falta de formação outros por insegurança, ou seja, o novo causa medo, nem sempre é fácil aceita-lo.

Mudar é uma palavra que requer analise por parte de educadores que estão enraizados em suas metodologias seus procedimentos didáticos e ampliar esse mundo muitas vezes fechado entre eles mesmos não é tarefa fácil. Mas desde quando for um dos responsáveis por a formação intelectual e social de crianças, jovens, adolescentes é tarefa fácil?

Com essa questão o educador tem que inovar esse seria o termo se a tecnologia for o caminho então seguiremos de maneira consciente sem a alienação que a internet e outros recursos traz pra varias pessoas e essa a metodologia a do esclarecimento dos pontos negativos e positivos desses recursos.

A internet é um dos meios que traz maior acesso à comunicação que temos hoje porem um acesso aberto sem limitações por isso é necessária essa política de educação e reeducação do uso da internet e dos perigos que ela pode ser para crianças e adolescentes com esses saites de relacionamento. Sem deixar de lado os benefícios principalmente educacionais que ela traz quem imaginou que só basta digitar o endereço eletrônico da um ENTER e pronto um mundo de informações em segundos.

Cabe aos profissionais da educação a escola como um todo usar esses recursos de maneira consciente e deixar bem claro para os alunos seus pontos positivos e negativos não como uma imposição você deve acessar isso mais como uma reflexão acerca das conseqüências disso.

2.1 A Internet na educação presencial e virtual

Hoje nos deparamos com uma nova realidade de ensino que são os cursos a distancia que proporcionou uma mistura no que se refere à educação alem da proliferação de cursos superiores muitas pessoas que moram em lugares de difícil acesso a escola tem aulas via vídeo.

A distancia deixou de ser problema para a falta de educação de muitas pessoas e ate mesmo a formação de muitos educadores que não tem tempo nem condições de se locomover para outro lugar ganhou a oportunidade de formação. São muitas as vantagens, mas também são muitos os percalços que envolvem o ensino a distancia como, por exemplo, a validação desses cursos ate que ponto a falta do calor humano pode ser substituído pele maquina e se pode.

No país em que os índices de educação decaem com alunos que estão todos os dias na sala de aula como fica essa situação em cursos em que o educando tem que fazer suas indagações via aparelho.

São muitas as questões a serem levantadas porem existe os lados positivos e negativos dos quais já foram citados alguns fatos é uma nova postura diante das transformações que educação esta vivendo por parte dos profissionais dessa areia aceitar o novo não é fácil mais se a preocupação é educar então a proposta é arregaçar as mangas e trabalhar para que o novo contribua na formação dos alunos como seres ativos transformadores de sua historia.

2.3 Os recursos didáticos viam sites de pesquisa

A rede escola (www.redescola.com.br) tem muitos links interessantes no que se refere à educação e as disciplinas especificas como português, matemática, com assuntos específicos dessas disciplinas, estava exposta cursos de educação executiva entre outros anúncios além de noticias sobre educação e outra que envolviam disciplinas da grade curricular de ensinos.

O portal do smiliguido (www.smiliguido.com.br) é muito interessante principalmente para as educadoras de educação infantil traz muitas coisas que podem ser trabalhadas por meio de conceitos além de ser um personagem que as crianças gostam tem vários links que chamam a atenção do publico infantil com diversão, blog, bem colorido usando muito o lúdico na própria criação e combinação de cores movimentos.

O portal do emack (www.emack.com.br) é bem completo com links sobre a educação infantil, projetos sobre informática na educação para todos os níveis de ensino um site mais completo quando procuramos sugestão didáticas para trabalhar a informática na educação.


3 CONCLUSÃO

Adentrar no “mundo” das tecnologias é descobrir caminhos para novas metodologias é ir mais além numa didática escolar reformular velhos e novos conceitos no ato educar. Saber lidar com assas tecnologias é uma necessidade não apenas dos educadores mais da escola que precisa adaptar as novas necessidades que o mercado exige sem esquecer do seu papel com instituição social.

Nesta perspectiva trabalhar a informática na educação abriu espaço para uma nova c concepção de aprendizagem enquanto futuros Pedagogos essa abertura nos remete numa reflexão da nova maneira de ensinar que tem como objetivo a inclusão de alunos, gestores, professores nesse mundo digital.

Usar o que a sociedade do conhecimento trouxe para favorecer o compartilhar desse mesmo conhecimento através do que deixou de ser um ato para ser uma ação a de educar.


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